Mais de 113,5 milhões de pessoas usam o Instagram no Brasil, outras 109,1 milhões de contas ativas do Facebook e mais de 169 milhões de usuários, só no WhatsApp – 391,6 milhões de pessoas disponíveis para a sua empresa vender nas redes sociais.
Mas, para isso é preciso preparar o seu perfil para receber os novos seguidores e futuros compradores. Neste artigo você saberá como fazer isso, atraindo o público certo e impulsionando a sua carreira a um novo patamar. Boa leitura!
Use as redes sociais de maneira estratégica
As redes sociais não são apenas ferramentas de comunicação, mas sim, poderosos motores de crescimento e impulsionamento de marca. Porém, mais do que artes bonitas, é necessário ter uma estratégia por trás de cada postagem:
1. Defina seus objetivos
Parece clichê, mas toda rede social tem um objetivo. O LinkedIn, por exemplo, tem foco mais profissional, o TikTok possui uma pegada mais descontraída.
O Instagram e Facebook mesclam conteúdos escritos, em vídeo e nos stories, tanto para promover as vendas de produtos e serviços, como também para posicionamento de marca.
2. Crie um perfil profissional
Os elementos de um perfil profissional incluem:
- Foto de perfil: utilize uma foto de alta qualidade que represente sua empresa de forma profissional e atraente, como imagens e vídeos nítidos, bem iluminados e com boa resolução.
Evite fotos borradas ou mal enquadradas. Se necessário, use ferramentas de edição para aprimorar a qualidade e adicionar elementos visuais que transmita profissionalismo.
- Biografia: crie uma biografia informativa e concisa que descreva sua empresa, seus produtos ou serviços e seus valores. Além disso, deixe claro qual é o seu ramo de atuação e a quanto tempo atua na área.
- Palavras-chave: adicione palavras-chave relevantes para o seu nicho de mercado para que a sua conta seja facilmente encontrada nas pesquisas, como por exemplo, incluir a sua atividade ao nome do perfil.
- Links: inclua links para seu site, blog ou outras plataformas relevantes para direcionar o tráfego para suas páginas.
3. Produza conteúdo extraordinário
O conteúdo é a essência do seu perfil. Sem isso, é como ter um vaso lindo por fora, mas oco por dentro. E além de postar frequentemente nas redes sociais, é importante criar um calendário editorial para organizar seus posts e garantir a qualidade das publicações.
Use diferentes formatos de conteúdo, como imagens, vídeos, infográficos, artigos e transmissões ao vivo, para manter seu público engajado, testar o que funcionou mais em cada momento do dia.
Publique conteúdo informativo e útil de maneira clara, coerente, fáceis de ler e chamativos para os seus seguidores, demonstrando conhecimento e expertise da sua empresa. Os três primeiros posts precisam deixar claro do que se trata o seu perfil, qual é o seu nicho, como você pode ajudar.
De preferência, fixe uma dessas três postagens para que os novos seguidores não fiquem perdidos ao acessarem o seu perfil. À medida que os clientes compram seus produtos e serviços, faça um post de depoimentos positivos e fixe-os em seu perfil também.
Ao final de cada legenda, adicione hashtags relevantes para aumentar o alcance das suas publicações e atrair novos seguidores.
4. Domine a arte do engajamento
Interaja com seus seguidores de forma rápida e eficiente, respondendo comentários, mensagens e menções.
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- Faça perguntas: incentive a participação do seu público fazendo perguntas relevantes nos seus posts;
- Acompanhe as conversas: monitore as conversas relacionadas à sua marca e participe de forma estratégica;
Utilize ferramentas de análise para acompanhar o desempenho das suas redes sociais e identificar o que funciona melhor para o seu público. No Instagram e Facebook, por exemplo, é possível verificar na parte de configurações como está o alcance das suas contas, quantos seguidores novos e quais publicações engajaram mais.
5. Anuncie com inteligência
Para que os seus leads qualificados cheguem até você, invista em anúncios pagos em plataformas como Facebook Ads, Google Ads e LinkedIn Ads para alcançar um público mais amplo e direcionado.
Acompanhe o desempenho das suas campanhas e faça ajustes para otimizar os resultados, se necessário.
6. Seguidores
O número de seguidores importa mesmo? Sim, mas desde que estejam engajados com o seu nicho de atuação. De nada adianta seguir 2.000 contas que não irão se converter em possíveis clientes.
Para isso, é necessário pesquisar os perfis que se assemelham ao seu e quem são os seguidores deles, assim você vai direcioná-las para o seu perfil também, aumentando as chances de vendas nas primeiras interações.
7. Tenha paciência, mas persista
Um perfil profissional não cresce da noite para o dia. É necessário tempo, dedicação e ajustes para alcançar o público-alvo certo e vender cada vez mais. O importante é não se comparar com outros perfis, cada profissional possui a sua essência e forma de atuar no mercado.
8. Parcerias
As parcerias acontecem quando uma ou mais marcas se unem com um objetivo em comum, seja para divulgar uma campanha publicitária, vender um produto / serviço ou gerar autoridade no mercado.
Para isso acontecer, é preciso fazer parcerias com marcas que vão agregar valor ao seu negócio, gerar bom engajamento e aumentar o número de seguidores / futuros clientes.
Que tal começar hoje mesmo a aplicar essas dicas no seu perfil nas redes sociais que você mais utiliza?