Além das palavras: explorando o poder da comunicação visual

Imagem de moça criando um reels para o Instagram

Por que os filmes, programas de entretenimento e as séries atraem tantas visualizações? Porque os vídeos engajam muito mais do que apenas palavras. Uma história bem contada em cenas e animações são mais bem aceitas pelas pessoas. 

A comunicação visual é uma poderosa ferramenta para construir a imagem de sua empresa e transmitir sua mensagem de forma impactante. Através de vídeos institucionais, conteúdo de valor e uma estratégia de distribuição eficaz, você atrai e engaja melhor o seu público-alvo. Continue a leitura!

Vídeos institucionais: construindo a imagem de marca

De acordo com os dados da Kantar IBOPE Media, cerca de 41% dos usuários brasileiros se atentam mais aos vídeos em diferentes plataformas e redes sociais do que outros tipos de propagandas convencionais.

Mas, esse engajamento precisa ter uma estrutura e estratégia para que o público fidelize o seu conteúdo, não só para “viralizar” nas redes sociais.

Nesse sentido, cada empresa pode testar diferentes formatos de comunicação visual e verificar o que funciona mais, quais ferramentas estão gerando mais engajamento e interação dos usuários.

No caso dos vídeos institucionais, eles transmitem bem o que uma empresa faz, mostram quais são os valores e visão da organização e servem como cartão de apresentação para quem ainda não conhece a sua marca.

·         Reforçando a identidade

Os vídeos institucionais ajudam a solidificar a identidade visual e os valores da sua marca, criando uma conexão emocional com o público. Mas, não são só os vídeos que engajam. Artes bem feitas, ilustrações e até mesmo frases colocadas estrategicamente comunicam a mensagem de forma prática aos seus seguidores.

·         Destacar diferenciais

Destaque suas características únicas, quais os seus serviços ou produtos oferecidos, os diferenciais e a expertise da sua equipe em materiais persuasivos.

·         Gerar confiança

Transmita profissionalismo e credibilidade através de conteúdo de qualidade, fortalecendo a reputação da sua empresa, através de vídeos e materiais que mostrem seus valores, princípios e em que você acredita.

·         Educar e informar

Aqui é possível criar vídeos e peças comunicativas que ofereçam informações relevantes e soluções para as dores do seu público-alvo.

·         Inspirar e emocionar

Conte histórias inspiradoras que conectem com o coração e a mente do seu público de forma memorável. Por exemplo, como a sua empresa começou, as dificuldades que enfrentou na vida, etc.

·         Gerar engajamento

Produza conteúdo que incentive a interação, a partilha e a fidelização dos seus clientes e seguidores – o famoso: lembrou de alguém? Compartilhe o vídeo a outras pessoas!

·         Reels e Shorts

Para produzir vídeos nos formatos Reels do Facebook e Instagram, bem como Shorts do YouTube, é fundamental compreender as particularidades de cada plataforma e adaptar seu conteúdo a elas. Esses formatos são projetados para vídeos curtos e envolventes, ideais para capturar a atenção do público em um espaço limitado de tempo.

Ao criar vídeos nesses formatos, é importante criar um conteúdo direto ao ponto, garantindo que transmita sua mensagem de forma clara e rápida. Isso envolve identificar o objetivo do vídeo e planejar seu conteúdo de acordo, seja uma dica útil, uma história cativante ou um momento engraçado.

Além disso, é essencial investir em uma edição dinâmica, utilizando recursos como cortes rápidos, transições criativas, efeitos visuais e de áudio para tornar seu vídeo mais interessante.

Experimentar com diferentes estilos de edição e elementos visuais pode ajudar a criar uma estética visual envolvente e única. Não se esqueça de incluir uma chamada para ação clara e direta ao final do vídeo para incentivar o engajamento do espectador, como seguir sua página, deixar um comentário, compartilhar o vídeo ou visitar seu site.

Estratégia de distribuição: amplificando o alcance do seu conteúdo

Imagem de mulher gravando vídeo sentada em um tapete

Os conteúdos em vídeo não só melhoram a comunicação com o seu público – o YouTube já entendeu isso faz tempo – mas também levam as pessoas a tomarem uma decisão, seja para a compra de um produto / serviço, seguir um canal ou assistir um filme.

Isso precisa ficar claro no final do vídeo, o que você deseja que os seus seguidores façam? Em seguida, determine os canais online e offline mais eficazes para alcançar seu público com o seu conteúdo em vídeo, tais como: Instagram, Facebook, Tik Tok, YouTube, sites, blogs, etc.

Com organização e planejamento, é possível criar um cronograma de publicação estratégico para garantir a constância e a relevância do conteúdo. As pessoas tendem a seguir e a comprar de marcas que são frequentes na internet e oferecem qualidade nos seus produtos / serviços.

Métricas de desempenho: medindo o impacto

Acompanhe de perto o número de visualizações e observe atentamente a tendência de crescimento ao longo do tempo.

Monitore também o tempo médio que o público dedica à visualização dos seus vídeos. Além disso, não deixe de analisar a taxa de interação, incluindo comentários e compartilhamentos, para compreender o engajamento gerado.

Por fim, meça o impacto direto dos vídeos na geração de leads e nas vendas, permitindo uma avaliação completa do desempenho e eficácia da sua estratégia audiovisual.

Se o mundo é visual e as tendências tecnológicas apontam para o aperfeiçoamento das ferramentas de comunicação, então não deixe a sua empresa de fora: mergulhe no universo digital e traga excelentes resultados para o seu negócio.

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