Por que os filmes, programas de entretenimento e as séries atraem tantas visualizações? Porque os vídeos engajam muito mais do que apenas palavras. Uma história bem contada em cenas e animações são mais bem aceitas pelas pessoas.
A comunicação visual é uma poderosa ferramenta para construir a imagem de sua empresa e transmitir sua mensagem de forma impactante. Através de vídeos institucionais, conteúdo de valor e uma estratégia de distribuição eficaz, você atrai e engaja melhor o seu público-alvo. Continue a leitura!
Vídeos institucionais: construindo a imagem de marca
De acordo com os dados da Kantar IBOPE Media, cerca de 41% dos usuários brasileiros se atentam mais aos vídeos em diferentes plataformas e redes sociais do que outros tipos de propagandas convencionais.
Mas, esse engajamento precisa ter uma estrutura e estratégia para que o público fidelize o seu conteúdo, não só para “viralizar” nas redes sociais.
Nesse sentido, cada empresa pode testar diferentes formatos de comunicação visual e verificar o que funciona mais, quais ferramentas estão gerando mais engajamento e interação dos usuários.
No caso dos vídeos institucionais, eles transmitem bem o que uma empresa faz, mostram quais são os valores e visão da organização e servem como cartão de apresentação para quem ainda não conhece a sua marca.
· Reforçando a identidade
Os vídeos institucionais ajudam a solidificar a identidade visual e os valores da sua marca, criando uma conexão emocional com o público. Mas, não são só os vídeos que engajam. Artes bem feitas, ilustrações e até mesmo frases colocadas estrategicamente comunicam a mensagem de forma prática aos seus seguidores.
· Destacar diferenciais
Destaque suas características únicas, quais os seus serviços ou produtos oferecidos, os diferenciais e a expertise da sua equipe em materiais persuasivos.
· Gerar confiança
Transmita profissionalismo e credibilidade através de conteúdo de qualidade, fortalecendo a reputação da sua empresa, através de vídeos e materiais que mostrem seus valores, princípios e em que você acredita.
· Educar e informar
Aqui é possível criar vídeos e peças comunicativas que ofereçam informações relevantes e soluções para as dores do seu público-alvo.
· Inspirar e emocionar
Conte histórias inspiradoras que conectem com o coração e a mente do seu público de forma memorável. Por exemplo, como a sua empresa começou, as dificuldades que enfrentou na vida, etc.
· Gerar engajamento
Produza conteúdo que incentive a interação, a partilha e a fidelização dos seus clientes e seguidores – o famoso: lembrou de alguém? Compartilhe o vídeo a outras pessoas!
· Reels e Shorts
Para produzir vídeos nos formatos Reels do Facebook e Instagram, bem como Shorts do YouTube, é fundamental compreender as particularidades de cada plataforma e adaptar seu conteúdo a elas. Esses formatos são projetados para vídeos curtos e envolventes, ideais para capturar a atenção do público em um espaço limitado de tempo.
Ao criar vídeos nesses formatos, é importante criar um conteúdo direto ao ponto, garantindo que transmita sua mensagem de forma clara e rápida. Isso envolve identificar o objetivo do vídeo e planejar seu conteúdo de acordo, seja uma dica útil, uma história cativante ou um momento engraçado.
Além disso, é essencial investir em uma edição dinâmica, utilizando recursos como cortes rápidos, transições criativas, efeitos visuais e de áudio para tornar seu vídeo mais interessante.
Experimentar com diferentes estilos de edição e elementos visuais pode ajudar a criar uma estética visual envolvente e única. Não se esqueça de incluir uma chamada para ação clara e direta ao final do vídeo para incentivar o engajamento do espectador, como seguir sua página, deixar um comentário, compartilhar o vídeo ou visitar seu site.
Estratégia de distribuição: amplificando o alcance do seu conteúdo
Os conteúdos em vídeo não só melhoram a comunicação com o seu público – o YouTube já entendeu isso faz tempo – mas também levam as pessoas a tomarem uma decisão, seja para a compra de um produto / serviço, seguir um canal ou assistir um filme.
Isso precisa ficar claro no final do vídeo, o que você deseja que os seus seguidores façam? Em seguida, determine os canais online e offline mais eficazes para alcançar seu público com o seu conteúdo em vídeo, tais como: Instagram, Facebook, Tik Tok, YouTube, sites, blogs, etc.
Com organização e planejamento, é possível criar um cronograma de publicação estratégico para garantir a constância e a relevância do conteúdo. As pessoas tendem a seguir e a comprar de marcas que são frequentes na internet e oferecem qualidade nos seus produtos / serviços.
Métricas de desempenho: medindo o impacto
Acompanhe de perto o número de visualizações e observe atentamente a tendência de crescimento ao longo do tempo.
Monitore também o tempo médio que o público dedica à visualização dos seus vídeos. Além disso, não deixe de analisar a taxa de interação, incluindo comentários e compartilhamentos, para compreender o engajamento gerado.
Por fim, meça o impacto direto dos vídeos na geração de leads e nas vendas, permitindo uma avaliação completa do desempenho e eficácia da sua estratégia audiovisual.
Se o mundo é visual e as tendências tecnológicas apontam para o aperfeiçoamento das ferramentas de comunicação, então não deixe a sua empresa de fora: mergulhe no universo digital e traga excelentes resultados para o seu negócio.