O ano de 2024 já começou há alguns meses, mas, ainda é possível encontrar empresas que não realizaram seus planejamentos estratégicos. Isso pode acontecer por diversas razões. Algumas empresas estão passando por mudanças em seus meios de atuação e, por isso, precisam reestruturar seus planos de marketing. Outro caso é o de empreendedores que ainda não tinham se dado conta da importância desse tipo de estratégia e, somente agora, pretendem investir nela.
E você, sabe o que é planejamento estratégico? Sabe como e por que elaborar um plano para a sua empresa? Se você tem dúvidas a respeito e gostaria de saber mais sobre o assunto, veio ao lugar certo. Neste artigo, explicaremos o que, exatamente, é um planejamento de marketing. Apresentaremos, também, as principais vantagens de elaborar estrategicamente um plano, além de oferecer dicas de como fazer isso. Vamos lá?
O que é planejamento estratégico?
O conceito de planejamento estratégico é amplo e envolve diversos setores de uma organização empresarial. Ele aborda tudo o que, em uma empresa, precisa de gestão. Trata-se de planejar, de forma estudada e estratégica, as medidas que deverão ser aplicadas em todas as áreas do empreendimento, como a de vendas, finanças, logística, entre outras.
Em outras palavras, o planejamento estratégico pode ser definido como uma ferramenta de gestão de empresas. Com ela, são traçadas as necessidades e objetivos do negócio, bem como as melhores ações a serem tomadas para que sejam alcançados os fins pretendidos.
Uma das áreas da empresa que o planejamento pode abordar é a de marketing – e é sobre ela que falaremos de forma mais detalhada neste artigo.
Assim como nas demais áreas, o planejamento para o setor de marketing deve ser embasado por estudos (da empresa em si e do mercado no qual ela está inserida) e pautado por uma visão estratégica. Por estratégia queremos dizer: saber o que se pretende obter e empreender os meios mais adequados para essa finalidade.
Pequenas empresas também precisam de planejamento estratégico?
É comum pensar que o planejamento estratégico é uma necessidade exclusiva das grandes empresas. Mas, isso é um engano. É evidente que os recursos e as necessidades de cada empreendimento variam de acordo com seus portes, porém, todo empreendimento tem em comum a necessidade de ter uma boa gestão. Essa necessidade também é válida quando o assunto é o marketing do negócio.
Um indicativo do quanto os empreendimentos de pequeno porte sofrer por falta de investir em melhorias de gestão é um estudo apresentado em 2020 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Nele, o órgão federal apresenta dados que revelam que as pequenas empresas têm as menores taxas de sobrevivência. Entre elas, apenas 35,5% conseguem ultrapassar o período de 5 anos de atividades, enquanto as demais precisam fechar em menos tempo que isso.
E, onde o plano de marketing entra nesse assunto? Sem alcançar seu público, o empreendimento não obterá lucro e, portanto, não poderá manter suas atividades. Sendo assim, independentemente do porte, toda empresa precisa divulgar suas soluções do modo mais adequado para atingir o público que possa precisar delas. Para que esse direcionamento seja feito de modo eficaz, o melhor é planejar as estratégias necessárias. É para isso que até mesmo os pequenos negócios precisam de planejamento estratégico.
Como elaborar um planejamento de marketing
Para que você tenha uma ideia mais precisa de como seria um plano de marketing para a sua empresa, elaboramos uma breve explicação a respeito.
O processo pode ser dividido em algumas etapas principais, são elas:
- definição do público a ser alcançado;
- seleção dos canais a serem utilizados;
- análise de mercado;
- definição de metas e de um cronograma;
- acompanhamento dos resultados.
Para qualquer tipo de comunicação é indispensável definir com quem se pretende falar. Portanto, é essa a primeira etapa de um plano de marketing que se preze. Nessa definição, você pode usar tanto pesquisas internas, analisando o perfil dos clientes que sua empresa já possui, quanto externas, pesquisando quais pessoas compõem o grupo que mais comumente procura as soluções do setor em que a sua empresa atua.
Estabelecido o perfil de público a ser alcançado, fica mais fácil definir quais os meios pelos quais essa comunicação poderá ser feita. Quais os canais mais utilizados pelas pessoas que podem precisar dos seus produtos ou serviços? Site, redes sociais, e-mail? Escolher os canais mais apropriados contribui muito para a eficácia das campanhas de marketing e serem realizadas.
A análise de mercado serve para conhecer melhor o ambiente em que a sua empresa estará disputando a atenção do perfil de público traçado nas etapas anteriores. Nessa avaliação, será preciso conhecer melhor a concorrência, identificando seus diferenciais e seus métodos de divulgação.
Depois de saber com quem a sua empresa quer falar, quais os canais utilizar e com quais marcas ela estará concorrendo, chegou o momento de colocar o plano no papel. Aqui, deverão ser estabelecidas todas as metas a serem alcançadas. É importante que elas sejam sempre colocadas em um cronograma, para que se possa saber quais medidas devem ser tomadas em cada momento.
O cronograma também serve para a etapa seguinte, o acompanhamento dos resultados. Ele servirá como um roteiro que guiará os gestores durante o monitoramento da execução das ações estabelecidas no plano de marketing.
Ainda há tempo: invista no planejamento estratégico da sua empresa para 2024
É sempre tempo de investir em melhorias e inovações para o seu negócio. Ainda assim, é preciso avaliar corretamente onde e como fazer esse investimento para que ele possa, de fato, retornar resultados positivos. O melhor meio para isso é contar com os serviços de uma agência com experiência e qualificação nas áreas de marketing e conteúdo para as mídias digitais.
Ao buscar o suporte de uma empresa especializada, você tem acesso a diversas soluções úteis. Essas agências podem te auxiliar tanto na criação do planejamento estratégico quanto na sua execução, executando campanhas, produção de conteúdo textual e audiovisual, realizando estudos de mercado, prestando assessorias de imprensa, consultoria e muito mais.
É com a parceria de uma equipe como essas que a sua marca poderá obter um plano mais assertivo e eficaz. Para que todo o potencial do seu negócio seja cada vez mais reconhecido nos meios online, invista no trabalho de quem entende de marketing e comunicação.