Se você possui um empreendimento online, certamente já se deparou com a dúvida: investir ou não investir em design?
É notável que, nos meios digitais, a visualidade é um elemento de grande poder. Assim, a maioria das empresas aparenta ter bastante cuidado com a criação de um design para mídias sociais e para sites.
Mas, você sabe se essa é uma necessidade da sua empresa? Consegue distinguir se a contratação de um serviço de design seria um gasto desnecessário ou se é um investimento importante para o seu negócio?
Ao longo deste artigo, abordaremos o design de mídias sociais e outras plataformas online, explicando sua principal função e as vantagens que ele pode proporcionar. Lendo, você poderá entender se a sua empresa precisa ou não de um tratamento visual especial. Confira!
Investir em design é investir na identidade do seu negócio
Os novos modelos de negócio a que temos acesso atualmente comprovam a importância que um design bem feito tem para uma empresa. Tomemos como exemplo o comércio. Você consegue imaginar uma empresa atuando na venda de produtos sem possuir uma loja física? Se isso era inimaginável anos atrás, hoje é algo bastante recorrente. Não é raro encontrar marcas que atuam, exclusivamente, no comércio online. Hoje, sabemos também que é totalmente viável (além de já ter se tornado muito comum) realizar uma compra sem ir a um estabelecimento físico e concluir o pedido sem sequer tratar diretamente com um vendedor ou atendente, realizando a compra diretamente no site da empresa ou utilizando apenas seu atendimento automatizado.
Isso quer dizer que, mais do que conseguirmos imaginar, nós conhecemos diversos comércios que não possuem endereço físico, nem atendentes, nem vendedores. Qual é, então, a imagem dessas empresas que guardamos na memória? Como ainda as reconhecemos?
Muitas vezes, tudo o que se vê de uma empresa é seu logo e sua identidade visual. Ou seja, seu design. Se é essa a “cara” da empresa em todo o relacionamento estabelecido com os clientes via mídias online, concluímos que, sim, vale a pena investir na composição de um design para o seu negócio.
Motivos para investir em design para as mídias digitais da sua empresa
Até aqui, tratamos o assunto de modo um pouco mais geral. Apresentaremos, agora, as vantagens que o design pode proporcionar para o seu empreendimento. Para isso, preparamos uma breve lista dos principais benefícios que você pode obter.
Investir em um bom design é o mesmo que:
- fortalecer a identidade da marca;
- atrair e cativar o público;
- transmitir confiabilidade aos clientes.
Esses fatores já são suficientes para que se possa perceber que adquirir um design bem planejado e produzido por uma equipe qualificada é muito benéfico para uma empresa.
Para que essas vantagens fiquem ainda mais claras, abordaremos cada uma delas de forma detalhada nos tópicos a seguir.
Fortalecer a identidade da marca
A criação de um design corporativo consiste, principalmente, em produzir uma imagem consistente e reconhecível da empresa. Isso faz com que o público tenha a certeza de estar tratando especificamente com aquele negócio, e não com qualquer outro.
Essa interface imagética é o meio através do qual a empresa estabelecerá uma relação com seu público, se conectando a ele.
Então, ao mesmo tempo que o design informa que aquele perfil na rede social é o de uma empresa, ele usa suas características visuais para distinguir a marca, para torná-la única.
Não é à toa que, no design, se fale tantas vezes em “identidade visual”. É justamente isso o que o design pode representar para uma empresa: é o meio pelo qual a marca é vista e lembrada pelo público.
Atrair e cativar o público
De modo geral, os recursos do design são capazes de condensar ideias ou conceitos em elementos visuais. O logotipo, por exemplo, é uma imagem pontual, concisa, em que são apresentadas para o cliente diversas informações relevantes sobre o empreendimento (como seu nome, seu ramo de atuação, seus principais valores, etc.).
As cores e formas que compõem o restante da identidade visual da marca também são carregados de conceitos. Esses elementos provocam sensações e, quando usados estrategicamente, contribuem para deixar o consumidor em um estado mais receptivo para os produtos que a empresa oferece.
No design, são usados tanto recursos mais sensoriais, que causam impressões mais subjetivas e, algumas vezes, inconscientes nas pessoas, quanto recursos de uma comunicação mais objetiva e racional. Essa combinação é feita para que o público, ao olhar para os elementos visuais da marca, já possa ter uma noção bastante clara e precisa do tipo de empreendimento com o qual está lidando.
Com isso, a composição do design se converte em um apelo visual que atrai a parcela do público interessada no tipo de produto ou serviço que a empresa disponibiliza.
Transmitir confiabilidade aos clientes
Considerando a interação entre empresas e clientes realizada principal ou exclusivamente através de sites ou redes sociais, notamos que o design tem mais uma importante função: transmitir confiança.
Suponha que você deseja saber o preço de um determinado produto e, quando entra em contato com a marca, o atendimento é feito por um contato pessoal de WhatsApp. Nada na foto ou no nome do contato informa que este é um atendente da empresa com a qual você está tentando falar. Isso tende a inspirar certa desconfiança, dificultando que o cliente se sinta à vontade para tomar a decisão de finalizar a compra. Então, esse aspecto informal pode atrapalhar na realização das vendas e na captação de clientes.
Já uma empresa com design bem feito, por outro lado, gera uma sensação muito diferente. Por ter uma apresentação com aspecto mais oficial, a marca passa a ser associada a valores positivos como organização e profissionalismo. Ao utilizar o site, acessar a rede social ou mesmo entrar em contato com a empresa, o público recebe a informação visual de estar tratando com a marca em si.
Tudo isso aumenta a confiabilidade da marca, fazendo com que os clientes se sintam mais seguros para adquirir as soluções que o empreendimento tem a lhe oferecer.
Garanta que o design esteja a serviço do plano de marketing
Todas essas vantagens são muito atraentes, não é mesmo? Mas, note que elas só podem ser plenamente alcançadas se todo o design for feito em conformidade com o plano de marketing do negócio.
Portanto, recomendamos que, para obter esses resultados, você busque o suporte de uma agência especializada em marketing nas mídias digitais. Assim, fica garantido que todo o projeto de marketing e design seja coeso e eficaz. Lembre-se de que esse cuidado é essencial para que o seu investimento possa dar retornos, melhorando o reconhecimento da sua marca e aumentando a sua lucratividade.